Seja bem vindo a esse espaço todomeu!

"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.".

Buda

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

10 passos para ser um MC de funk!


Como ser um MC de Funk
Em 2011 escrevi uma materia no aqui o o titulo "10 passos para ser um Mc de Funk", quase quatro anos depois eu ainda recebo perguntas sobre isso. Essa materia era uma brincadeira com os Mcs que se apresentavam na época, era um outro tipo de abordagem. Então vou escrever essa nova postagem para me redimir da antiga. Hje há um espaço muito amplo para o Funk na grande midia e isso certamente fomenta o desejo da garotada de ser um astro do Funk. Veja alguns passos reais para conseguir: 

1- Escolha um nome criativo, seja único e impressione. A escolha do nome vai ser um passo importante, consulte os amigos, procure aqueles que são bons em lançar apelidos descolados, Mr Catra, Mc Gui, Mc Guime, Anitta, Mc K9, Mc Marcinho, Mc Smith e por ai vai...

2- Nome escolhido, você vai precisar criar teu som. Você terá que escolher qual dos estilos existentes no Funk irá seguir. 

Funk melody/ funk da antiga: como o nome já diz, o funk melody é mais trabalhado na melodia, tem arranjos bem elaborados e as letras quase sempre falam do amor e do cotidiano. É na minha opinião um dos melhores estilos e resistiu ao tempo e as dificuldades que o funk já passou. Alguns dos principais artistas do genero são: Mc Marcinho, Mc Andinho, Bob Rum, Koringa, Claudinho e Buchecha, Cidinho e Doca...
Ex: Nosso Sonho, Rap do Silva, Rap das Armas, Rap da Felicidade...

Funk Proibidão: O proidão é o que não vai tocar no radio e nem na Tv. Aquele tipo de funk que enlouquece o baile, faz as novinhas perderem a linha. Fala de sexo explicito, drogas, exalta o trafico e relata o dia a dia na favela. Se você cantar o proibidão tem que ter em mente que vai ter que compor o proibido e o liberado. Será o mesmo ritmo, mas com uma letra que pode tocar no radio, que você poderá se apresentar num programa de tv cantando. 

 Mc Smith - Apaixonado Versão proibidão
Sou apaixonado nessa puta
Não é por nada não
Com ela a foda é mais maluca
Primeiro ela rebola, senta e chupa
Pra ficar tranquilão, pede pra segurar na nuca
Depois ela rebola travando se eu não me controlar

É rapidin já to gozando

Apaixonado    Versão liberada 
Sou apaixonado nessa bucha
Não é por nada não, com ela a coisa é mais maluca
Primeiro pega o pirulito e chupa
Pra me deixar feliz pede pra segurar na nuca

Depois ela rebola travando se eu não me controlar

É 'rapidin' já to gostando

Funk ostentação: Não vou entrar muito no merito do funk ostentação, ele é facil de ser definido. É só falar de muito dinheiro, luxo, mulher top, carro, bebidas caras e ta pronto. Pra mim é sem expressão, não tem um objetivo consistente e vai ter que se reinventar para seguir crescendo. Acho chato! 

3- Agora que você já conhece os principais subgeneros do Funk, é hora de você botar a mão na massa. Baixe um bom programa de mixagem. Pegue a letra que você compos, faça o seu som. É muito importante que o ritmo seja contagiante, o seu som tem que ser um convite pra dançar. Também precisa grudar na cabeça igual a chiclete velho. Comece colocando  seu som pros amigos, eles vão ser peça fundamental na divulgação da tua musica. 

4- Crie uma pagina na internet, chame aqueles amigos populares na rede pra serem administradores junto com você. 

5- Faça um video engraçado da sua musica. Você não precisa ser um cineasta pra isso. Com um celular, alguns amigos e muita criatividade você tira essa de letra. Video pronto, compartilhe o maximo possivel. Cria seu canal no youtube com seu nome artistico e poste todo seu material, musicas, videos e etc...

6- Faça parceirias. Encontre lugares pra tocar sua musica, bares, festas de amigos, bailes funks na comunidade, festas na escola...não importa aonde, oque importa é que todos ouçam sua musica

7- A maneira que você se veste diz muito também. Você não vai se vestir como um pastor pra cantar num baile funk né? Bota uma roupa maneira, aquele boné com olho de gato, manda um corte maneiro no cabelo e se joga no conflito...

8- Vou colocar no item oito duas coisas importantes, você precisa falar corretamente pra quando for dar entrevistas na Tv. O ideal é que você leia um pouco, se instrua sobre os assuntos do momento. Dia desses vendo uma Mc dando entrevista fiquei com vergonha por ela. Nada de pagar mico em rede nacional. 

9- Arrume gente pra dançar com você, ensaie e se dedique. A dança é bastante importante para quem quer entrar no mundo Funk. Tem muitos videos de passinho que podem te inspirar. Caso você não saiba dançar, procure gente que possa te ensinar. Se você tiver umas meninas bonitas pra se apresentarem com você, melhor ainda...

10- Com todos os passos anteriores você estará pronto pra arrasar no mundo funl. Mas tenha em mente que a humildade é a força do sucesso. Toma cuidado com as apresentações em comunidades dominadas pelo trafico. Uma Mc muito famosa ficou sem o cabelo porque cantou coisa que não devia onde não podia. Preserve sempre a sua segurança! 

Abraços futuros MC's 

138 comentários:

  1. Respostas
    1. Querido Leandro, espero que essa matéria possa te ajudar nesta empreitada!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. E se for de menor(como eu)vai poder falar putaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo Augusto! Acredito que se você seguir a linha do Funk "Proibidão" sendo menor de idade pode ter problemas futuros, como as meninas do Bonde das Maravilhas.

      Excluir
    2. n po véi eu recomendaria funk do cotidiano
      já té to criando uma musica é chamado Olha o Baile

      Excluir
  3. GOSTEI EU SOU MENINA MAIS POSSO LER ALGUMAS COISAS AO CONTRARIO NISSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, querida. Isso dependerá de sua idade, do estilo que você vai cantar e de alguns outros fatores, como para que tipo de publico você deseja atingir. Se desejar, deixe aqui qual sua ideia e eu oriento você.
      Abraços

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. GOSTEI EU SOU MENINA MAIS POSSO LER ALGUMAS COISAS AO CONTRARIO NISSO

    ResponderExcluir
  5. sempre foi meu sonho ser mc e nao vou desistir mando esas pra norvinhas que gosta de se ezibir chupa meu bilau e sai fora da qui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu sonho também e ser MC, nunca vou desistir eu sempre vou alem, pois eu nao vou crescer pisando em ninguém.não posso ser assim se nao eu nao vou conseguir ser MC.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. tanbem tenho 13 anos nao vou dexestir do meu sonho vamos com tudo um dia vamos seincontrar la na frente e nos. ass: jessicaguinatica

      Excluir
  6. Vou seguir s seus passoa e me tornarei um mc mais so tenho 13 anos

    ResponderExcluir
  7. com esses passos vou atras do meu sonho

    ResponderExcluir
  8. Ola Shirley, eu tenho namorada e ela é muito ciumenta, será que mesmo assim posso ser um mc?

    ResponderExcluir
  9. Eu souu menor de idade..mee inspiro en anitta..quero cantar funk..como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. iso mesmo a anitta e minha cantora favorita e eu tambem quero ser mc e tenho 8 anos

      Excluir
  10. ru só MC faz tempo galera e estas dicas valem a pena

    ResponderExcluir
  11. vou virá uma Mc só pra conhecer o Mc Pedrinho O menino lindo

    ResponderExcluir
  12. eitaa a minha já ta pronta È mec mec iba iba tega tega chefe
    e chefe né pai

    ResponderExcluir
  13. mano eu gosto do FUNK PROIBIDÃO i tenho 16 anos posso fazer um baile funk loco sem os policia aparese

    ResponderExcluir
  14. O pedrinho é menor e canta proibidao e nunca deu problema pra ele pra gente pode dar problema ? tenho 15 anos q quero canta proibidao no baile liberado

    ResponderExcluir
  15. bom mas e ruin vc nao sabe d nada dgç

    ResponderExcluir
  16. Se Deus quiser eu acho um empresário....

    ResponderExcluir
  17. queria achar um empresario mais acho que vou correr com minhas pernas mesmo assim nn tenho problemas hahaha

    ResponderExcluir
  18. sempre sonhei ser mc e não e nesse dia de jh que eu vou desistir e é pra essas novinha que eu vou mandar essa moral pra me conquistar vai ter que ce mas que legal

    ResponderExcluir
  19. sempre sonhei em ser mc e agora com essas dicas. ha hai vou arrazar . ( patentiado MC WA ) NIMGUEM PODE COPIAR

    ResponderExcluir
  20. Boas dicas mas também não adiantará nada se não souber cantar um pouco e rima ,mas para mim sou bom e é meu sonho ser mc e estar lá ensima do palco com mcs de verdade

    ResponderExcluir
  21. Pow eu quero ser mT um e mc

    ResponderExcluir
  22. Eguá Cara Gostei Muito Serio Eu Espero Que eu Consiga Ser Um MC Muito Obrigado Ai

    ResponderExcluir
  23. Dicas Boa,meu sonho er ser um MC'dar pra minha família o meLhor de me"creio e tenho esperança q chego lar,"

    ResponderExcluir
  24. tenho 11nos so mais ostentação e minha carrera já começo canto em bares e clubes obrigado shirley

    ResponderExcluir
  25. Adorei a matéria, estava precisando dessas dicas. Foi muito importante pra mim. Obrigado

    ResponderExcluir
  26. MC paixão da CG.7 eu também tenho sonho de ser canto de funk não vou desiste vou até o fim sem cair

    Essa é pras meninas
    Olha que garota mais Bella gosta de desfilar na passarela o seu charme seu jeito de donzela que mora na favela

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Nossa valeu eu segui ostentação minha música fes sucesso valeu MC j2 meleke as novinhas se a pavora e chora

    ResponderExcluir
  29. Oq vc acha desse nome (MC nego da b.a)

    ResponderExcluir
  30. Oq vc acha desse nome (MC nego da b.a)

    ResponderExcluir
  31. oq vc acha desse nome (MC pereira gw)

    ResponderExcluir
  32. oq vc acha desse nome (MC pereira gw)

    ResponderExcluir
  33. O que vcs acham de mc brendinhah zika?

    ResponderExcluir
  34. Se Deus quiser vou se mc meu solho so quiria qui pelo menos um famoso mim ajuda se si um dia eu se famoso prometo qui vou ajuda pessoas de rua e pobres,pode pa

    ResponderExcluir
  35. Se Deus quiser vou se mc meu solho so quiria qui pelo menos um famoso mim ajuda se si um dia eu se famoso prometo qui vou ajuda pessoas de rua e pobres,pode pa

    ResponderExcluir
  36. Se Deus quiser vou se mc meu solho so quiria qui pelo menos um famoso mim ajuda se si um dia eu se famoso prometo qui vou ajuda pessoas de rua e pobres,pode pa

    ResponderExcluir
  37. Oi meu nome er Vinicius i eu sou louco por funk queria muito qui tiverçe al Quem pra mim ajudar sonho em um dia poder cantar ni um pauco Fasso umas letras em casa mais queria poder grava mais não tenho aportunidade pra poder gravar i gostaria muito qui alguém qui tem esse pode de mim ajudar ...

    ResponderExcluir
  38. Oi meu nome er Vinicius i eu sou louco por funk queria muito qui tiverçe al Quem pra mim ajudar sonho em um dia poder cantar ni um pauco Fasso umas letras em casa mais queria poder grava mais não tenho aportunidade pra poder gravar i gostaria muito qui alguém qui tem esse pode de mim ajudar ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio eu também meu maio sonho da minha vida ser uma mc também boa sorte

      Excluir
  39. Estou patrocinando um mc mc Jessé logo logo vão ouvir falar dele o moleque eh zica show de bola , gostaria de alguns conselhos com a gravação do nosso clip

    ResponderExcluir
  40. Estou patrocinando um mc mc Jessé logo logo vão ouvir falar dele o moleque eh zica show de bola , gostaria de alguns conselhos com a gravação do nosso clip

    ResponderExcluir
  41. Obrigado shirley essas dicas valem muito a pena

    ResponderExcluir
  42. Vou lutar batalha sei que Deus ira Juda por isso eu não desisto da minha luta. Quero ser mc nunca quero desistir

    ResponderExcluir
  43. Vou lutar batalha sei que Deus ira Juda por isso eu não desisto da minha luta. Quero ser mc nunca quero desistir

    ResponderExcluir
  44. Eu sou MC ,mas não fui divulgado ainda, eu tenho música em todos os Tilo de funk

    ResponderExcluir
  45. Eu sou MC ,mas não fui divulgado ainda, eu tenho música em todos os Tilo de funk

    ResponderExcluir
  46. gostei da sua publicação ela vai me ajuda muito meu sonho e ser mc tenho 14 musicas é tenho 15 anos eu gostei muito das suas dicas valei
    OLHA MEU VIDEO NO CANAL MC LEONEL JOSE / BLZ E NOIS

    ResponderExcluir
  47. Sempre foi meu sonho vencer Mc eu gosto das música de funk eu gostaria muito a cantar meu contato está aí ir forte abraço para todo mundo ok Anote uma contato? 21 968232609

    ResponderExcluir
  48. Oi gente meu nome é (Raissa Mc isah) e Meu sonho é de ser mc sei cantar alguém pode me ajuda entra hein contato kmg 015998192091

    ResponderExcluir
  49. Tabei eo meusoho ser mc de funk cantar der fã ia ser a melhor coisa do mundo ser um mc

    ResponderExcluir
  50. Iaee suave to fazeno um funk mim ajuda arruma patrocinio mano

    ResponderExcluir
  51. Iae queria uma ajuda de vcs esto fazeno um funk queria patrocinio

    ResponderExcluir
  52. Ai tem como vcs mim ajuda no meu funk so quero patrocinio e deus mesmo

    ResponderExcluir
  53. Iae queria uma ajuda de vcs esto fazeno um funk top quero patrocinio

    ResponderExcluir
  54. Vo seguir esses passos e vou além para um dia realizar meu sonho de ser um MC

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Quero ser MC e meu sonho cantar meu sonho é dar um futuro pra minha mãe meu nome ( MC c9)

    ResponderExcluir
  57. Se algum MC estiver lendo esta mensagem me chama

    ResponderExcluir
  58. Eu escrevi umas coisas tipo assim falando da vida de uma pessoa batalhadora que se tornou um mc

    ResponderExcluir
  59. Vcs querem ver como saiu e me falem se ficou legal não tem palavrões na mus

    ResponderExcluir
  60. Assim oh
    "Um brinde a todos nós guerreiros porque nesse mundo ninguém é perfeito eu sempre batalhei pra chegar aqui e sempre tive um sonho de ser um Mc todo dia eu agradeço sempre a Deus porque ele me ajudou e hoje aqui estou seguindo aquele sonho junto a minha família eu sempre quis ser um guerreiro e trabalhador pra conquistar a minha honra porque foi oque restou.Pra chegar aqui sendo um mc tendo fé em Deus.Mostrando pro Brasil inteiro que pra mim chegar aqui lutei como um guerreiro tudo o que eu quero é ver minha família feliz,tenho fé em Deus que um dia o meu sonho vai ser realizado mais eu vou batalhando pra ir até o fim e alcançar todos os meus objetivos sem vacilar pra logo lá na frente não errar................me falem aí oque vcs acharam?

    ResponderExcluir
  61. Ah...meu deus
    eu queria ser cantora
    Tomaram q vou conseguir

    ResponderExcluir
  62. Me sonho é ser um mc vou conseguir na fé de Deus

    ResponderExcluir
  63. Gente Sou Mc Rafinha Ph, Sou De Recife E Meu Empresário Ta Querendo Montar Uma Produtora Quem Quiser So Chama Aê, Agora Tem Que Ter Talento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola sou MC e talento é oque não falta tenho várias letras chicletes todas as pessoas da minha cidade que ja ouviram as minhas letras adoraram OBS:as letras foram mostradas para poucas pessoas para evitar propagação desnecesaria e que fossem copiadas as minhas ideias

      Excluir
  64. periculosamente mente mente cabuloosa varios parseros loukos e o artificio as quatro rodas mente blindada focu a comunidade hoje e dia de baile qual a gata desa nait.periculosamente mente cabulosa ...

    ResponderExcluir
  65. acabei de invertar essa letra tenho fe em deus que tudo vai dar serto por que ele tem fe em mim.

    ResponderExcluir
  66. Olhe o meu canal mc ique eu vou cantar novinha santinha ela é gostosa demais
    Caiem te e a sanada e santinho pretor o pai ela gosta de rebola imtão dese um tão sobe joga um bumbum pro ar esoterismo um pedaço fique relaxado

    ResponderExcluir
  67. E verdade isso em tão miboti para ser um mc

    ResponderExcluir
  68. Iaew estou com dois fumque quero colocar para tocar mc ique

    ResponderExcluir
  69. Eu quero ver si e verdade tô esperando

    ResponderExcluir
  70. Eu quero ver kkkk nem vi nada a te agora

    ResponderExcluir
  71. Meu sonho desde criança mas um dia eu tenho fé que eu vou conseguir

    ResponderExcluir
  72. Oi meu nome e alice meu sonho e ser uma mc mais também e maio sonho da minha vida ser uma mc também pra ajudar minha mãe por que ela precisa muito da minha ajuda mais eu queria muito ser muito uma mc de funk meu maio sonho da minha vida par ajudar minha mãe por que eu gosto muito dela mais e meu maio sonho da minha vida ela sempre mim apoio mais muitas pessoas fala do meu sonho mais eu não ligo pra isso por que eu sei que eu vou conseguir realizar meu sonho da minha vida eu tenho muita fé em Deus eu queria que vocês realizar meu sonho da minha vida deus ti abençoe

    ResponderExcluir
  73. Oi meu nome e alice meu sonho e ser uma mc eu queria muito realizar o meu sonho de ser um mc e o sonho da minha vida par ajudar minha mãe por que ela mim apoiava eu mais era so ela minha mae ela falou que nunca olhe para tais por que você vai par baixo e tenha fe em Deus mais meu maio sonho da minha vida e ser uma mc realizar o meu sonho da minha vida por favor abençoe vocês é tenha muita fé em Deus que só ele tem o poder de realizar o seu sonhos

    ResponderExcluir
  74. Tenho varias musicas me sonho ser um Mc mais queria muito mostra mostra talento talento todos e que alguem pudesse envestir e confiar no meu dom que é cantar

    ResponderExcluir
  75. É meu sonho tenho talento para cantar e fazer composições queria muito que alguem podesse envestir na minha carreira como cantor quem investir vai ver que não vai se arrepender porem tenho um talento imenso

    ResponderExcluir
  76. Sempre pensei em virar mc, mais se deus quiser um dia eu chego la

    ResponderExcluir
  77. Esse e-mail e do meu pai at pq sou de menor tenho 16 anos e ainda nao tenho um

    ResponderExcluir
  78. Estou procurando um MC Homem, de preferência maior de idade que saiba cantar não só gritar e sim realmente tenha talento whats (21)97346-8680 dispenso curiosos.

    ResponderExcluir
  79. Estou procurando um MC Homem, de preferência maior de idade que saiba cantar não só gritar e sim realmente tenha talento whats (21)97346-8680 dispenso curiosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou MC e tenho várias músicas escritas todas com letras chiclete todos que já ouviram as minhas letras gostaram. Mais tem um pequeno detalhe eu não tenho recursos para gravar nenhuma delas pois sou de família muito humilde e meu talento está sendo desperdiçado

      Excluir
    2. Querendo realiza meu sonho de ser um Mc

      Excluir
  80. Oi meu nome é César tenho 13 pra 14 anos e o meu sonho é de virar um MC e se eu pudesse virar um mc e então vou deixar meu número pra vocês 16 991133997 e é só é vê se meu nome éartístico e Tchau

    ResponderExcluir
  81. Achei interresante.
    Meu sonho é ser cantora de funk, eu em breve lançarei uma musica, Meu nome será Mc Xanaina, nome da musica "Menina loka" gostava de fazer muito de fazer o meu segundo clipe com a Mc Loma, por favor pode chegar esta mesnsagem á Mc Loma, sou dos Açores, São Miguel, tenho 15 anos, meu nome verdadeiro é Dulce.
    Por favor realizem meu sonho.

    ResponderExcluir
  82. Meu Cristiano tenho a letra de um música quero ser mc po

    ResponderExcluir
  83. Meu snhso er ser MC da putaria meu nome MC B1

    ResponderExcluir
  84. Tenho só as letras maladas da putaria

    ResponderExcluir
  85. Eu quero muito virar MC
    Ja tenho a música e sei Dança
    Mais o problema é q eu moro na roça

    ResponderExcluir
  86. Rum rimas são com migo mesmo o difisio e fala anovinha me esculacho sso poque não tenho nada

    ResponderExcluir
  87. Meu nome é mc Kadu e legal ou não

    ResponderExcluir
  88. Curso Completo Como Ser Cantor de Funk

    http://www.cursocomosercantordefunk.tk

    ResponderExcluir
  89. Eu quero ser um MC muito famoso e meu sonho desde piqueno

    ResponderExcluir
  90. Tenho 16 anos gosto muito de funk pois n sabia cantar por vergonha mais resolvi testar e vi que tenho uma otima voz pra musica vou seguir seus passos e ver no que consigo muito obrigado

    ResponderExcluir
  91. Eu tenho 12 anos e quero muito virar MC já tenho até meu nome para botar é MC Dudinha e gosto muito de funk e outros tipos de música então não sei qual oq quero ser

    ResponderExcluir
  92. Eu tenho 12 anos e quero muito mesmo virar MC já sei até o nome

    ResponderExcluir
  93. Eu tenho 12 anos e quero muito mesmo virar MC já sei até o nome

    ResponderExcluir
  94. Sou mc super luigi de salvador bahia nordeste de amarlina fala por favo com eu no facebook gue eu manda do zap

    ResponderExcluir
  95. Fala com eu facebook famia meu virar um mc de vredade do funk guero se um novo mc da kondzilla .com

    ResponderExcluir
  96. Bruno Fernandes Gomes

    ResponderExcluir