Seja bem vindo a esse espaço todomeu!

"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.".

Buda

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Era uma vez: Um filme cheio de preconceitos!


                                         Era uma vez: Um filme cheio de preconceitos!
Hoje dia 31 de Outubro de 2011, assisti pela primeira vez o filme "Era uma vez". 
longa magnífico, tanto no roteiro como na fotografia, direção e atuações. Tecnicamente impecável a meu ver. Era uma vez... conta a história de um amor verdadeiro entre uma menina rica do asfalto e um rapaz do morro.  Escrito por Patrícia Andrade e Domingos de Oliveira, é inspirado na peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare, tendo o Rio de Janeiro contemporâneo como cenário.
 Tipico argumento de conflito social, essa historia já foi vista milhares de vezes no cimena nacional e Hollywoodiano, algo que na minha opinião sempre renderá uma boa bilheteria. Porém, não posso negar o terrível incomodo que essa narrativa me causou. Vivi uma historia conturbada com um rapaz de situação financeira demasiadamente superior a minha. Um amor muito grande, que eu descrevo como eterno apesar de não estarmos mais juntos. 
Nosso castigo por esse relacionamento seria a morte?
 Coisa que diga-se de passagem ainda é uma possibilidade!
 A sociedade evolui, porém a mentalidade tacanha dos seres humanos não acompanha esse processo evolutivo. Gostei do filme, não me intendam mal, mas apesar disso acho que ele trata de uma maneira muito conivente do problema.http://www.youtube.com/watch?v=gZqNW47x8lw
 O silencio de "Dé" frente as diversas humilhações sofridas me passa uma mensagem subliminar de que esse comportamento é o ideal a ser adotado! Talvez a maior prova de amor que o filme tenha abordado é o amor entre os três irmãos.
 Outros pontos a meu ver também são de cunho preconceituoso, dentre os três filhos de Bernadete (mão de Dé) o único a ser bandido foi consequentemente o negro, lindamente interpretado por Rocco Pitanga.  Sobre tudo achei que esse desfecho mesmo baseado em um conto literário escrito a seculos atrás carrega um estigma muito pesado, é a máxima de combater fogo com fogo, revolucionário no passado, hoje é reacionário, apresentando personagens e situações com poucas nuances. 


 Título original: (Era Uma Vez...)
Lançamento: 2008 (Brasil)
Direção: Breno Silveira
Atores: Thiago Martins, Vitória Frate, Rocco Pitanga, Cyria Coentro.
Duração: 118 min
Gênero: Drama
Status: Arquivado
Sinopse
Rio de Janeiro. Dé (Thiago Martins) mora na favela do Cantagalo, em Ipanema. Filho da empregada doméstica Bernadete (Cyria Coentro) e abandonado pelo pai, Dé viu seu irmão Beto ser assassinado por um traficante e seu outro irmão, Carlão (Rocco Pitanga), ser exilado da favela pelos bandidos. Decidido a não seguir o caminho do crime, Dé trabalha vendendo cachorro-quente num quiosque da praia. De lá ele observa Nina (Vitória Frate), filha única de uma família rica que mora na Vieira Souto, rua em frente à praia de Ipanema. Os dois se conhecem na praia e acabam se apaixonando. Porém as diferenças entre seus mundos de origem geram diversas críticas e preconceitos velados.

Um comentário: